quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Armário

....
....


Estava limpando o armário e relembrando aquela pequena aventura. Depois de um mês de ter passado por  uma cirurgia, estava de volta ao sitio, ar puro, água pra todo lugar, sentindo o vento, brincando com a água do lago levantando pequenas ondas, quando virei o rosto olhando a paisagem em volta um ponto segurou minha atenção, uma coluna de fumaça estava saindo de algo e parecia ser do hotel, o hotel é antigo, construído por volta de 1935, estilo missões, hoje morada de morcegos, maritacas e outros pássaros que encontram naquela construção abandonada refúgio seguro para construir seus ninhos. Apurei o olhar e tive quase certeza, aquela fumaça saia de dentro dele, desci até a casa, calcei uma butina e pensei em ir de bicicleta mas desisti pois tinha sido operado há pouco mais de um mês, fui no dedão para onde estava a fumaça, caminhei devagar e pelo caminho ia matutando  o que estava acontecendo no "malassombrado", ora o que estava acontecendo, pegando fogo com certeza, pois onde a fumaca há fogo, comecei a rir comigo mesmo. Chegando lá olhei dos lados e nada de fogo, fui nos fundos e nem sinal, observei pelos vidros quebrados trazidos da europa (quase todos quebrados) e vi fumaça, e aí sim, pude constatar que a fumaça saia mesmo de dentro dele, pois saia pelas telhas também, e onde há fumaça há fogo. Acelerei o passo e fui avisar o senhor que era responsável pelo "malassombrado", chegando lá o coloquei a par do ocorrido, ele me disse para esperar um pouco e foi pegar as chaves da construção de 1935, esperei um pouco e logo escutei seus passos e a porta de ferro sendo aberta. Chegando ao hotel, abrimos e fomos em direção ao fogo, mas comecei a me intoxicar com a fumaça e saí um pouco para respirar. Voltei  logo em seguida, observei fogo em papeis espalhados por todo o móvel onde tinha um cofre antigo grande, o cofre estava arrombado e com fogo dentro dele, onde livros que pareciam ser de contabilidade antiga estavam sendo quase que consumidos pelas chamas. Procurei alguma coisa para apagar o fogo antes que alastrasse pelo piso de taco, arrumei duas coisas parecidas com uma tampa e fui pegando os papeis que estava com fogo e colocando para fora, fiz isso várias vezes, depois peguei um galão vazio e fui buscar água ali perto, voltei e comecei apagar o resto de fogo.
Com o fogo controlado e sentindo o lugar da operação parei para respirar e descansar. Tinham arrombado um cofre velho e como não encontraram nada colocaram fogo.
Passado alguns dias o senhor que é responsável pelo "malassombrado" me chamou para me dar este armário, onde colocavam talheres, pratos  e que estava dentro do hotel, disse que era um presente e não tinha relação com a minha ajuda no combate ao fogo. Disse a ele que era minha obrigação ter avisado.

Texto e fotos: Helder
.....

Um comentário: