domingo, 2 de janeiro de 2011

Caja - manga

Coleção: Espécies que plantei.



 
Nome indigena

Taperebá vem de Ibámetará tupi guarani e significa “casca de fazer adorno ou enfeite” visto que era usado por certas tribos de índios para fazer bodoque para o beiço.  Cajá quer dizer “fruta caroçuda”, esse nome é também usado para as duas espécies exóticas.

Origem

Taperebá e cajá de pescoço é nativo do Brasil, ocorrente na Amazônia e Mata atlântica. Cajá-manga nativo das ilhas polinésias e o cajá da china, ocorre na China, Índia e Sri lanka.


Características

São arvores de troco longo e reto, de cor cinza esverdeada e lisa no caso das espécies exóticas. E cinza esbranquiçado, suberosa ou aculeada no caso das espécies nativas do Brasil. Geralmente a copa é globosa e as arvores crescem de 6 a 18 metros de altura. As folhas são pinadas (semelhante a pena) e caducifólia (as folhas ficam amarelas e caem no inverno). As flores são de cor branca, andróginas (que possuem os dois sexos) e formadas em panículas (tipo de cacho piramidal).
O cajá anão que cresce até 3 m de altura e começa a frutificar a partir do 6 mês após a germinação, continuando a frutificar na maior parte do ano. 

Cultivo

Arvore de crescimento moderado, com exceção do Cajá-Manga que não resiste a geadas fortes, as outras espécies resistem a geadas inferiores a -1 grau. Pode ser cultivada em altitudes, aprecia solos profundos, úmidos, com pH acido a neutro (5,5 a 7,0), com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho) e rico em matéria orgânica. A arvore inicia a frutificação no 4ª ano no caso do cajá manga e a partir do 8ª ano para as outras espécies. Convém plantar no mínimo 2 plantas para uma melhor produção.


Mudas

Sementes grandes, envoltas por fibras, sobre tegumento ou casca dura, são dormentes, precisam de choque térmico (ficar na água quente por uns 2 minutos para germinar. Nascem em 30 a 60 dias, se semeadas em substrato arenoso, as mudas crescem rápido, adaptando-se a qualquer tipo de solo. Depois de plantada a muda cresce quase 2 metro no primeiro ano. A arvore muito ornamental e produz boa sombra refrescante.

Plantando

Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 7 x7 m para todas as espécies . Adicione a cova 1kg de calcário e1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada. 

Apenas podas de formação

Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e ramos que estiverem voltados para o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser (6 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

Usos

Os frutos são consumidos in-natura, sendo muito refrescantes e na forma de sucos ou sorvetes.

Fotos: Helder

Nenhum comentário:

Postar um comentário