Nome científico Anacardium occidentale, da família Anacardiaceae, é uma árvore originária do norte e nordeste do Brasil, com troncos tortuosos e relativamente baixa. Na natureza existem dois tipos: o comum (ou gigante) e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 10 metros de altura, mas em condições muito propícias pode chegar a 20 metros. O tipo anão possui altura média de 4 metros.
Seu fruto, a castanha de caju, tem uma forma semelhante a um rim humano; a amêndoa contida no interior da castanha, quando seca e torrada, é popularmente conhecida como castanha-de-caju. Prologando-se ao fruto, existe um pedúnculo (seu pseudofruto) maior, macio, piriforme, também comestível, de cor alaranjada ou avermelhada; é geralmente confundido como fruto. Designado como maçã do caju, esta estrutura amadurece colorido em amarelo e/ou vermelho e varia entre o tamanho de uma ameixa e o de uma pêra (5-11 cm). Tem, ainda, os nomes científicos de Anacardium microcarpum e Cassuvium pomiverum. Flores do Cajueiro
Além do fruto, a casca da árvore é também utilizada como adstringente e tônico. O tronco do cajueiro produz uma resina amarela, conhecida por goma do cajueiro que pode substitui a goma arábica, e que é usada na indústria do papel até a indústria farmacêuticaSua madeira, durável e de coloração rosada é também apreciada. As flores são especialmente melíferas e têm propriedades tônicas, já que contêm anacardina. Da seiva produz-se tinta. A raiz tem propriedades purgativas. Suas folhas são obovadas (isto é, têm a forma de um ovo invertido), apresentando-se coriáceas e sub-coriáceas. Asflores dispõem-se em panículas. Outros nomes: Também é conhecido pelos nomes derivados do original da língua tupi (acayu): acaju, acajaíba, acajuíba, caju-comum, cajueiro-comum, cajuil, caju-manso,cajuzeiro e ocaju. Em Moçambique é ainda conhecido comomecaju e mepoto. O nome inglês cashew é derivado da palavra portuguesa de pronúncia similar, caju, que por sua vez provém da palavra indígena acaju. Na Venezuela o cajueiro é denominado merey, mas em outros países da América Latina é chamadomaranon, provavelmente devido ao nome da região onde foi visto pela primeira vez, o estado do Maranhão, no meio norte do Brasil.
Mais nomes do Caju e do Cajueiro:
Português: caju, cajueiro, pé de caju, castanha de caju,maçã de caju;Francês: cajou, acajou, anacardier, cachou, noix de cajou; Inglês: cashew, cashew tree, cashew nut, cashew apple,cashew kernel; Espanhol: marañon, nuez de marañon (Equador); cajuil, pajuil (Porto Rico, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Colômbia, Panamá, El Salvador); merey, mereke (Venezuela);acayouba (Argentina); Italiano: anacardio, noci di anacardio; Holandês: cashew; Alemão: Acajuban, Kaschunuss; Dialetos Africanos: kazuwa, tazwa, diboto (Zaire, Congo);mkanju, korosho (Suahili); Bibbo, Bibs (Somália);Cajoutier, Mabida, Mahabibo (Rep. Malgaxe); Dialetos Asiáticos: Kajus, gajus, Janggus, kanjus (Malásia);Jambu-gajus, Jambu-monyet (Java); Gaju, Jambu-mèdè, Jambu-erang (Sumatra); Boa-frangi (fruta de Portugal - Molucas); Kaju (estados do norte da Índia); Caju-gaha, Cadjú, Paranji-handi (noz de Portugal) - (Estados do sul da Índia e Ceilão); Kasoy, Kasui, Kasul, Kachui(Filipinas)
Importância Nutritiva
O caju é riquíssimo em vitamina C (seu teor é bem maior que o da laranja). Contém ainda vitamina A e do complexo B. Também é rico em proteínas, lipídios, e carboidratos. É ainda uma boa fonte de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de zinco, magnésio, fibras e gordura insaturada, que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue. O caju tem ainda quantidades razoáveis de Niacina.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário